MENU

Requalificação Avenida Santos Mattos

Em 2008, no âmbito do Estudo Estratégico “Revitalizar o Centro da Amadora” elaborado pela EED, foi definido um programa integrado de acções para a revitalização do centro da Amadora, onde foram estabelecidas diversas orientações de carácter estratégico organizadas em 3 grandes linhas:

  • Qualificação e Inovação no Ambiente Urbano;
  • Animação Económica e Fomento do Empreendedorismo;
  • Aprendizagem para a Diversidade e Solidariedade.

No diagnóstico realçaram-se diversos factores-críticos negativos, nomeadamente o envelhecimento do edificado, que apresenta carências de infra-estruturas; envelhecimento populacional e diminuição da população; imagem de insegurança e de desintegração social; segregação espacial; dinâmica crescente da envolvente e aparecimento de novas oportunidades na periferia. Por outro lado foram identificados os factores-críticos positivos: centralidade; presença de leque alargado de instituições; existência de espaço físico disponível para novos usos (re-use, mixed use); identidade urbana; dinamismo associativo e cultural; disponibilidade de alojamentos; acessibilidades; proximidade aos principais equipamentos concelhios; consolidação de funções centrais; diversidade funcional.

Na sequência da apresentação deste estudo, a Câmara Municipal da Amadora constituiu o projecto da Av. Santos Mattos como um exemplo de aplicação desta estratégia pela escala, dinâmica comercial e centralidade da intervenção relativamente à cidade.

Em 2009 a EED inicia a elaboração do projecto associada ao atelier Falamstério que ficou responsável pela componente criativa e respectivo projecto de execução. Neste projecto procuram-se materializar as orientações do estudo RCA, nomeadamente promovendo a criação de uma imagem de marca no eixo comercial, na óptica do conceito de centro comercial a “céu aberto” complementando a intervenção de repavimentação e acalmia de tráfego na avenida, realizada pela CMA em 2008.

O projecto foi apresentado ao público em Maio de 2010 e as obras iniciaram-se em 15 de Março de 2011. O estado da obra pode ser acompanhado no site da CMA.

Coordenador do projecto – Nuno Raposo

Links relacionados:

Câmara da Amadora candidata a prémio do IHRU

Site CMAmadora – “Diário do Projecto”

Revista Arquitectura, nº47 – “Regeneração Urbana do Centro da Amadora